O serviço social no Brasil
SERVIÇO SOCIAL
O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
ASSISTENCIA SOCIAL NO BRASIL: A TRANSFORMAÇÃO
ROLIM DE MOURA
2011
------------------------------------------------------
O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
ASSISTENCIA SOCIAL NO BRASIL: A TRANSFORMAÇÃO.
Trabalho apresentado ao Curso Superior Conectado de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná Bacharel em Serviço Social- 2º semestre., Trabalho Interdisciplinar de produção textual.
Professores: Adarly, Sergio, Lisneia e Marcia.
2011
1 – INTRODUÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
A assistência social no Brasil estabelece, hoje, um campo em mudança. Passa desta forma de um período em que estava focalizada e compreendida pela benemerência, a filantropia e o assistencialismo com entorno de clientelismo político para a classe de um direito social no âmbito da seguridade social. Com essa afirmação pode-se imaginar estar acontecendo certa revolução nesse campo. Assim sendo, entre o período da inscrição da assistência social na Constituição Federal (1988), como um direito social, e o uso concretizado do direito pelo cidadão, uma intensa transformação política e comportamental acontece.
A transformação na assistência social não se restringe a essa extraordinária alteração política e jurídica. Ambicionou a sociedade, gerada pela opinião pública e descentralizadora, envolver na Constituição Federal, como diretrizes de coordenação dessa área, a descentralização político-administrativa e a participação da população. Através dessas diretrizes procedeu a uma extensa reorganização institucional da assistência social no país com base na Lei federal n° 8.742, de dezembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Com essa Lei federal, foram abolidas rapidamente, todas as composições federais que durante décadas bancaram o intenso trabalho do prestamento de serviços