sistema limbico
SISTEMA LÍMBICO
Conjunto de estruturas do cérebro. Responsável por controlar as emoções, e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro.
Hipotálamo: Essa estrutura tem o tamanho menor que um grão ervilha, é responsável por diversas funções como: regulagem do sono, pela libido, controla o apetite e também controla a temperatura corporal. Ele também age juntamente a hipófise, ajudando no sistema endócrino.
Tálamo: O tálamo representa uma espécie de duas massas ovais, onde cada uma delas se localiza nos dois hemisférios do cérebro. É responsável por quatro sentidos: tato, paladar, visão e audição e também é responsável pelas sensações de dor, quente ou frio e a pressão do ambiente. Apenas os sinais do olfato são enviados diretamente ao córtex cerebral sem ter que serem “filtrados” pelo tálamo.
Amígdala: Essa parte do cérebro possui cerca de dois centímetros de diâmetro.
É nesta região onde é identificado quando há perigo, medo e ansiedade. As amígdalas também são responsáveis por memórias emocionais.
Néocortex- planeja o futuro em relação as emoções, cria estratégias.
Ligação entre o sistema límbico e o néocortex -mesa de negociação entre "sentimento e pensamento"
Sequestro Emocional -os sinais de emoções são fortes e sabotam a memória funcional, não dá tempo para o néocortex decidir a reação. "Perdi a cabeça"
Psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente.
As técnicas de psicologia contribuem para que as pessoas identifiquem elementos desconhecidos, que a impulsionam em direção a comportamentos indesejados.
Visão sistêmica dos fenômenos mentais:
Sensação e percepção – inicia-se com a recepção do estímulo (interno ou externo) até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos neles armazenados compondo a imagem