Sistema limbico
Trabalho referente à disciplina de Neurofisiologia, com a coordenação da professora Fabiana Labão, tendo como objetivo promover conhecimento sobre sistema límbico
ASSIS
2013
FABIANE DANDRÉIA UMBERTO LEITE A229973
ISABELA DE MELLO SABINO B27DB3
KAROLINE LEME DOS SANTOS B378883
MARIA CRISTIANE PACHECO 7727909
SUZANA CRISTIANE BARBOSA A019B04
SISTEMA LÍMBICO
ASSIS
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento da forma e do funcionamento de áreas específicas do cérebro sempre foi motivo de investigação na ciência para se compreender uma característica peculiar da espécie humana: O pensamento.
Na psicologia e suas áreas afins, a identificação das estruturas neurais relacionadas com a emoção, tem um interesse particular na compreensão com comportamento humano.
Este trabalho tem como objetivo apontar algumas possíveis relações entre os processos emocionais, o sistema límbico, suas funções e conexões.
2 sistema límbico
A palavra “límbico” significa “borda”. Originalmente, o termo “límbico” era usado para descrever as estruturas da borda, ao redor das regiões basais do prosencéfalo, mas, conforme aprendemos mais sobre as funções do sistema límbico, o termo sistema límbico foi expandido para significar todo o circuito neuronal que controla o comportamento emocional e as forças motivacionais.
Uma parte importante do sistema límbico é o hipotálamo e suas estruturas relacionadas. Além de seu papel no controle comportamental essas áreas controlam muitas condições internas do corpo, como a temperatura corporal, osmolalidade dos líquidos corporais, e os desejos de comer e beber e o controle do peso corporal. Essas funções do meio interno são coletivamente chamadas de funções vegetativas do cérebro, e seu controle está intimamente relacionado ao comportamento.
3 ANATOMIA FUNCIONAL DO SISTEMA LÍMBICO; POSIÇÃO CHAVE DO