Sistema limbico
*Acadêmica: Marcia Henrique Medeiros
Professor Me Marcio Sampaio de Marins
Resumo
Neste artigo irei enfatizar a importância do sistema límbico para mobilização do nosso potencial interior. O sistema límbico é o centro da busca pelo prazer e pelo afastamento da dor. O sistema límbico reage aquilo que é real e imaginário. Ele responde aos estímulos, independente de ser verdadeiro ou imaginário. Também encontraremos nesse artigo um pouco das funções do hipotálamo, hipocampo, amígdala, tálamo e giro do cíngulo, com suas relações ao sistema límbico e suas funções.
Palavras-chave : sistema límbico, hipotálamo, hipocampo, amígdala, tálamo, giro do cíngulo.
Introdução
O cérebro, esse órgão fantástico e misterioso, é matricial nesse processo do aprender. Suas regiões, lobos, sulcos, reentrâncias tem sua função e real importância num trabalho em conjunto, onde cada um precisa e interage com o outro. Conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias, a importância do sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, desvendar os mistérios que envolvem a região frontal, sede da cognição, linguagem e escrita, poder entender os mecanismos atencionais e comportamentais.Os componentes mais importantes do sistema límbico, alem da amígdala, dos corpos mamilares e do hipotálamo, temos também os corpos mamilares e o hipotálamo que constitui uma estrutura importante nos mecanismos da memória.
-------------------------------------------------
*Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Unicampo de Campo Mourão-PR
1-Sistema Límbico
" Em 1937, James Papez propôs uma teoria do circuito de cérebro e da emoção, sugerindo que respostas emocionais envolvem uma rede de regiões cerebrais, incluindo o hipotálamo, tálamo anterior, giro do cíngulo e hipocampo."( Gazzaniga,apud Ivry, Mangun, 2006 p.563).
Papez acreditava que a experiência da emoção era