A produção do etanol
A razão entre a energia obtida e a energia total utilizada para produzir-la é muito maior para o álcool de cana do que para qualquer outro biocombustível. É o etanol produzido a partir de todo tipo de biomassa vegetal, incluindo o lixo orgânico. A previsão de chegada ao mercado é de 10 anos. O bagaço e a palha da cana são excelentes alternativas para o Brasil. Quando eles forem plenamente utilizados, a produtividade por área do etanol brasileiro vai praticamente dobrar. Ou seja, a produção do combustível vai crescer sem expansão das áreas cultivadas.
3) O Brasil é um país adequado para o plantio de cana de açúcar em grandes extensões? Por que? R:Levando-se em consideração qualidade de solo, pluviometria e declividade, foram identificadas, quanto à produtividade (alta, boa, média), sem irrigação, aproximadamente 271 milhões de hectares e, com irrigação, 30 milhões de hectares a mais, principalmente nas regiões do Centro-oeste (60%) e do Nordeste (40%).
4)Qual é o órgão responsável pela análise de possível adulteração no etanol? Onde essa análise é realizada? R: Ao lado da bomba de álcool, existe o densímetro que indica a existência ou não de água no combustível. O órgão regularmente coleta amostras de postos de combustível de todo o país para análise de qualidade. A fiscalização funciona com esse monitoramento e