Produção de serviços
O cliente participa diretamente no processo de produção de um serviço. Isto influencia a experiência e a avaliação do cliente quanto à qualidade do serviço prestado. Fazem parte do processo o cliente diretamente interessado, outros possíveis clientes indicados por ele, o serviço prestado, outros serviços que poderão ser realizados, o ambiente físico da empresa e o pessoal de contato.
O sistema operacional interno é o componente que o cliente não vê. Nele a gerência e a equipe de suporte realizam operações para impedir todas as possibilidades de contato entre o sistema operacional e a clientela. As interações Num sistema de produção de serviços ocorrem muitas interações entre clientes, funcionários, serviços e o ambiente físico da empresa. Nas interações entre cleintes e serviços, o cliente é influenciado por outros clientes quando o serviço recebido por ele é modificado por transações com outros consumidores.
O ideal é a participação de apenas um ou poucos clientes na produção e na entrega do serviço. A participação de um número muito grande de clientes aumenta muito o tempo de espera, e os clientes que esperarem por mais tempo certamente procurarão empresas concorrentes quando necessitarem serviço novamente, e muito provavelmente aconselharão outros possíveis clientes a fazerem o mesmo.
As interações entre o cliente e o ambiente físico da empresa prestadora de serviços não são apenas importantes para o sucesso da negociação: são necessárias. Por isto, são necessários os mais extremos cuidados para evitar falhas nessas interações. O ambiente físico inclui a parte tangível da empresa pelo cliente, a infraestrutura e a entrega do serviço. Isto quer dizer que a parte da empresa que o cliente vê inclui prédios, móveis, máquinas e objetos em todos os setores que ele possa visitar. Este fato torna importante o projeto de ambiente físico, cuja finalidade é melhorar as inter-relações entre dois ou mais setores. Isto ajuda