Produção e Serviços
Como as estratégias de produção e serviços podem contribuir com o sucesso ou fracasso de um negócio?
A produção é o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade. O processo de produção vem se modernizando cada vez mais. Ao longo desse processo, a figura do consumidor está se tornando cada vez mais importante. A procura da satisfação do consumidor e a enorme concorrência é o que tem feito as empresas se atualizarem com novas técnicas de produção, cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.
Para que essas atualizações gerem efeitos positivos, as empresas criam estratégias. O planejamento estratégico das empresas tem, entre outros objetivos fixar diretrizes de atuação nas áreas: administrativa, financeira, de marketing e de manufatura. Visando dar à empresa uma ou mais vantagens competitivas a partir de uma estratégia financeira adequada, o mesmo valendo para marketing ou manufatura.
As empresa podem estabelecer uma ou mais estratégias competitivas, como por exemplo: Qualidade – empresa obtém vantagem competitiva focando na produção de serviços de alta qualidade; Informatização – a empresa passa por um processo de informatização, obtendo mais agilidade e precisão nas suas informações internas e externas; Robotização – a empresa obtém vantagem automatizando suas linhas de produção, etc.
Para se estabelecer uma estratégia de operação, devem ser analisadas e formuladas objetivos e diretrizes quanto a:
1. Custos. A produção de um bem e/ou serviço ao menor custo possível é um objetivo permanente de toda e qualquer organização. A redução de custos terá enorme impacto na vantagem competitiva.
2. Qualidade. A melhoria continua da qualidade foi o grande trunfo da empresas japonesas na conquista de mercados cada vez maiores e mais sofisticados. Esta demonstrada que a melhoria da qualidade, ao contrario do que sempre se imaginou, traz uma