Produção de Bens e serviços
Há dois tipos de bens:
Bens Livres: bens que existem em quantidade ilimitada e não são económicos. Ex: ar, sol
Bens económicas: bens que satisfazem necessidades económicas e são escassos.
Os bens económicos podem ser classificadas quanto.
À sua natureza: o Bens materiais (bem): são objetos físicos e assumem forma material. o Bem imateriais (serviços): bens que se limitam os seus atos (Transporte).
À função que desempenham: o Bens de produção: quando os bens permitem a produção de outros bens (eletricidade, maquinaria) o Bens de consumo: quando os bens satisfazem de imediato as necessidades dos consumidores (vestuário, alimentação)
A duração: o Bens duradores: quando o uso dos bens se prolonga para um período de tempo considerável. (carros, casaco) o Bens não duradores: quando uso dos bens implica de sua destruição imediata (comida, bebida)
A relação com os outros bens: o Bens substituíveis: bens que satisfazem a mesma necessidade. o Bens complementares: bens que apenas satisfazem uma necessidade juntamente com outras (cd com leitor)
Produção e processo produtivo. Setores de atividade económica
Nota: fatores de produção são os componentes utilizados na produção de bens e na prestação de serviços, os fatores de produção.
Setores da atividade económica Podemos definir um setor de atividade económica como um conjunto de atividade que apresentam características comuns.
• Setor primário: agrupa as atividades relacionadas com o aproveitamento dos recursos naturais. (pesca, agricultura)
• Setor secundário: agrupa os industriais transformadoras ligeiras e pesadas.
• Setor terciário: inclui todas as atividades prestadoras de serviços comercializados ou não comercializados. (bancos, comercio)
• Setor quarternário: esta ligada a informática e internet
Fatores de Produção Conjunto de elementos necessários para produzir bens e serviços.
Os fatores de produção são:
• Recursos naturais: