Produção de bens e serviços
1 – Setores da atividade económica
Dentro dos sectores de atividade económica, estão inseridos dois grupos. A população ativa, que são todos os trabalhadores ou temporariamente desempregados e a população inativa que são os reformados, inválidos, as donas de casa e os que vivem de rendimentos. Neste campo existem três sectores de atividade nos quais se destacam, o primário (agricultura, pesca e pecuária), o secundário (industria, setores de energia, obras publicas e construção civil) e por ultimo o terciário (proporciona serviços, como o comercio, educação, transportes, saúde e finanças).
Podemos observar alguns contrastes entre os setores e os países, nos mais desenvolvidos, o setor terciário prevalece sobre o secundário. Nos países em vias de desenvolvimento os setores de atividade são os primários e secundário. Nos menos desenvolvidos o sector predominante é o primário.
A evolução dos setores económicos passa pela diminuição do setor primário, e um crescimento no secundário e terciário. Esta evolução possui algumas distinções como a diminuição do setor primário, aumento de ativos no setor secundário e o seu enfraquecimento devido à tecnologia e o aumento contínuo do setor terciário verificado nos países desenvolvidos.
Em relação ao desemprego, este afeta principalmente o setor primário e o secundário. Existem quatro tipos de desemprego, o cíclico que são as crises económicas, o sazonal que diz respeito às atividades por um período de tempo, por exemplo, a pesca e o turismo, o tecnológico que se enquadra na modernização das atividades, ou seja, o homem é substituído pelas maquinas e por ultimo o estrutural é o que afeta definitivamente atividades como a pesca e o artesanato.
2- Valor da produção Nacional – PIB
O produto interno bruto constitui um indicador da atividade económica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e