naotenho
Ciências Econômicas
Primeira Questão:
Através das seguintes passagens, analise as implicações do pensamento de Marx para sua concepção de materialismo histórico. Tendo com base as considerações elaboradas, explique como o desenvolvimento das relações econômicas estão imbricados com a política, sobretudo, na formação do Estado.
“As premissas de que partimos não constituem bases arbitrárias, nem dogmas; são antes bases reais de que só é possível abstrair no âmbito da imaginação. As nossas premissas são os indivíduos reais, a sua ação e as suas condições materiais de existência, quer se trate daquelas que encontrou já elaboradas aquando do seu aparecimento quer das que ele próprio criou. Estas bases são portanto verificáveis por vias puramente empíricas” (Marx e Engels, A Ideologia Alemã)
“A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes” (Marx e Engels, Manifesto do Partido Comunista)
“Precisamente porque os indivíduos procuram apenas o seu interesse particular, o qual para eles não coincide com o seu interesse comunitário — a verdade é que o geral é a forma ilusória da existência na comunidade -, este é feito valer como um interesse que lhes é "alheio" e "independente" deles, como um interesse "geral" que é também ele, por seu turno, particular e peculiar, ou eles próprios têm de se mover nesta discórdia, como na democracia. Por outro lado, também a luta prática destes interesses particulares, que realmente se opõem constantemente aos interesses comunitários e aos interesses comunitários ilusórios, torna necessários a intervenção e o refreamento práticos pelo interesse "geral" ilusório como Estado. (Marx e Engels, A Ideologia Alemã)
Segunda Questão:
Tendo como base o ocultamento político das lutas de classe, bem como a consolidação de princípios políticos representativos universais, apresente o conceito de Bonapartismo em Marx. Seria possível ainda considerarmos a pertinência desse