História Do Brasil
Belo Horizonte,
19 de Junho de 2013
A HISTÓRIA DO BRASIL
NATUREZA DO TRABALHO: PORTIFÓLIO DE FILOSOFIA
Belo Horizonte,
19 de Junho de 2013
INTRODUÇÃO
A História do Brasil, do Descobrimento aos dias atuais, tem acompanhado o movimento de formação, crescimento e consolidação do sistema capitalista. Em outras palavras, é impossível compreender a colonização, a Independência, o Império e a República sem associá-los à história do capitalismo.
Nesse trabalho, será apresentado a partir da Era Vargas, os governantes e seus principais atos e feitos na nação brasileira, para que posteriormente seja discutido e revisado o conteúdo na sala de aula.
GETÚLIO VARGAS
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.
Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939) instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do