epc e sua importancia
Equipamentos de proteção coletiva são dispositivos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. O EPC* deve ser usado prioritariamente ao uso do equipamento de proteção individual (EPI), por exemplo: um equipamento de enclausuramento acústico deve ser a primeira alternativa a ser indicada em uma situação onde houver risco físico de ruído, por proteger um coletivo. E somente quando esta condição não for possível, deve ser pensado o uso de protetores auditivos como Equipamentos de Proteção Individuais para proteção dos trabalhadores, pois são de uso apenas individual. (EPC Equipamentos de Proteção Coletiva. Disponível em http://pt.slideshare.net/alanpaulino5/epc-27412292, acessado em 30 de março de 2014)
NR-6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC).
Os acidentes são evitados com a aplicação de medidas específicas de segurança, selecionadas de forma a estabelecer maior eficácia na prática. As prioridades são:
Eliminação do risco: torna-lo definitivamente inexistente. Ex.: escada com piso escorregadio, que deverá ser trocado por piso emborrachado e antiderrapante.
Neutralização do risco: o risco existe, mas está controlado. Esta alternativa é usada na impossibilidade temporária ou definitiva da eliminação de um risco. Ex.: partes móveis de uma máquina – engrenagens, polias, correias, etc. – devem ser neutralizadas com um anteparo protetor, já que não podem ser eliminadas.
Sinalização do risco: medida adotada quando não for possível eliminar ou isolar o risco. Ex.: máquinas em manutenção devem ser sinalizadas com advertência; locais onde é proibido fumar devem ser devidamente sinalizados. (SANTOS Zelãene, não tem ano )http://www.if.ufrgs.br/~mittmann/NR-6_BLOG.pdf
Equipamentos de Proteção Individual, deve –se:
• Usá-los apenas para a finalidade que se destina.
• Responsabiliza-se por sua guarda e conservação.
• Comunicar qualquer