LANÇAMENTO DE PROJETEIS
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA CIVIL A
EXPERIMENTO LABORATORIAL – LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Lançamento de Projéteis
Trabalho da unidade curricular Física apresentado a Faculdade de Engenharia e Arquitetura- Salto / SP. Como requisito para avaliação na Unidade Curricular.
Orientador: Professor Edson e Fernando Gíglio
SUMÁRIO
OBJETIVO 2
INTRODUÇÃO TEÓRICA 3
MATERIAL UTILIZADO 6
PROCEDIMENTO 7
DADOS OBTIDOS 8
CÁLCULOS 9
CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS 12
OBJETIVO
O experimento laboratorial a ser mostrado, tem como objetivo determinar: A velocidade de lançamento de uma esfera, quando a mesma for abandonada em uma rampa de lançamento, a velocidade que a esfera toca o solo e o tempo de queda. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Para que seja possível entender o experimento, é necessário um breve conhecimento sobre energia cinética e energia potencial gravitacional, além do conhecimento básico sobre movimento retilíneo uniforme e movimento uniformemente variável.
Energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo, ou seja, depende diretamente da velocidade do corpo. Sendo assim, quando o corpo esta parado ele não tem energia cinética. Com isso, temos que no momento anterior ao abandono da esfera na rampa, a energia cinética é nula.
V = 0
Eϲ = 1/2 mV²
Onde m é a massa do corpo
Energia potencial gravitacional é a capacidade que um corpo tem de realizar um determinado trabalho. Pode ser descrita como a energia associada ao estado de separação entre dois objetos que se atraem através da força gravitacional.
Ela pode ser definida como m.g.h ou P.h
Então:
Epg= m.g.h
Através dos conhecimentos em energia cinética e energia potencial gravitacional, é possível encontrar a velocidade que a esfera sai da rampa.
Por definição, Eci+Epi = Ecf+Epf
Onde:
Eci: Energia Cinética inicial
Epi: Energia potencial