Processos organizacionais
Introdução
Para lidar com as mudanças frequentes e necessidades de adaptações cada vez mais constantes é necessário que os gestores conheçam bem os processos e procedimentos de trabalho de cada departamento da organização antes de tomar decisões para melhoria e sustentabilidade do seu negócio. Esta melhoria é realizada estabelcendo-se uma estratégia através de processos organizacionais, ou seja, a maneira como esta estratégia será realizada na prática.
Vimos em sala de aula as seis dimensões que compõem os processos organizacionais, são elas:
1. Gestão de processos 2. Normas e regulamentos 3. Modelo Orgazacional 4. Forças Humanas 5. Layout 6. Sistemas e T.I
1- Gestão de procesoss:
Podemos classifiar esta dimensão como o conjunto de atividades interligadas para atingir um objetivo. A empresa fica mais eficiente quando possui processos mais organizados, tornado mais facil a percepção de eventuais falhas nos processos da empresa, tornando-a mais ágil e menos burocrática.
Esta dimensão é extramente importante, pois uma vez que a empresa busca sempre satisfazer o cliente da melhor maneira possível uma má gestão dos processos acaba trazendo a insatisfação do cliente gerando uma imagem negativa da empresa no mercado, além de gerar um retrabalho nas atividades, dado que um processo desorganizado torna a empresa mais suscetível à erros.
2- Normas e regulamentos:
Esta dimensão tem como principal contribuição para as atividades da empresa a padronização dos processos. Têm como propósito deixar claro o que fazer e como fazer, diminuindo a ocorrencia de erros e falhas operecionais.
Podemos dar como exemplos simples, cronogramas a serem seguidos, políticas (política de segurança e saúde e política de gerenciamento de projetos), ciclos de vida padrão do produto, políticas e procedimentos de qualidade (por exemplo, auditorias de processo, metas de melhoria e etc.
3- Modelo