Processos nas organizações
A intensa utilização do conceito de processo na modernização das empresas provavelmente tem origem na tentativa de aplicação no ambiente de escritório das técnicas de aperfeiçoamento do ambiente de trabalho, pois todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido sem um processo empresarial. É interessante separar estes processos de produção dos bens e serviços oferecidos aos demais processos que ocorrem na empresa.
Os processos nas empresas podem ser internos ou externos, dependendo da necessidade da empresa. A primeira característica importante dos processos é a interfuncionalidade, o conceito de processo empresarial associa-se a uma coleção de atividades que envolvem a empresa como um todo, com o propósito de entregar um resultado ao cliente ou usuário final.
Uma das mais importantes aplicações da ideia de processos é a simulação do funcionamento de novas formas operacionais de obtenção dos resultados com mais agilidade, pois os processos não criam apenas as eficiências, mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. A rápida inovação dos processos pode resultar em capacitações que permitem que novos produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente. “O futuro vai pertencer às empresas que explorarem o potencial das prioridades, as ações e os recursos nos seus processos”. (Harrington,