processos das organizações
Marcio Luis Carreira, Alex Fernando Mariano, Ana Carolina Sartori, Rodrigo Setra de Oliveira
O artigo “Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem”, trata-se de um artigo que passa detalhes relacionados à ferramentas de gestão, demonstrando os benefícios e a importância destas ferramentas para o gestor contemporâneo.
Com a idéia central citada por Drucker (1997), onde é expressado que os gestores executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização. Nessa frase o autor dá uma conotação generalista, como se todo gestor ou empreendedor não tivesse noção da complexidade do Ambiente Externo e utilizá-lo com base para o planejamento estratégico, foi citado também que a utilização de ferramentas de gestão por parte dos gestores acabaria em insucesso devido à falta de conhecimento seja tácito seja explícito.
Um dos principais fatores no desempenho de uma organização consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que possibilite oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado. A competitividade e as mudanças no ambiente externo proporcionam às organizações não somente uma necessidade estratégica, mas sim uma necessidade no sentido de aprendizado em resposta as transformações globais.
O campo do aprendizado é o aperfeiçoamento da capacidade individual com o desejo de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento. Cabe aos líderes proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione.