Projeto Juntos Somos Mais Fortes
O que podemos apresentar na próxima reunião para aprovação será um Projeto para uma Administração Participativa ou Democrática.
Aproveitar o potencial das pessoas envolvidas e contribuir dessas maneira para aumentar a qualidade das decisões e a motivação do grupo.
Através dessa autonomia criam-se novas relações sociais. A autonomia, democracia e cidadania são conceitos que implicam mutuamente e cria-se pessoas mais participativas na sociedade.
Tornar a comunicação mais direta e aberta, de forma clara pode ser uma estratégia, plano de ação eficiente capaz de promover uma certa visão de conjunto e facilitar a integração da comunidade escolar consigo própria, dentro dos muros e com a comunidade onde encontra-se inserida.
Outro ponto é possibilidade de desenvolvimento profissional de professor e funcionários da própria escola e passa a ter uma nova cultura mostrando a importância.
Quanto aos gestores escolares (o grupo = Direção e Coordenação) compete promover a criação de um ambiente propicio e participativo a todos os envolvidos no processo; As práticas escolares sejam efetivas na promoção da formação do aluno; Poderá também construir a escola em conjunto com a comunidade interna e externa buscando atender suas aspirações, mas, principalmente, suas necessidades.
Outro aspecto importante é mostrar a todos que dialogar, ouvir, coordenar, respeitar o próximo, ter boa expressão, manter sempre metas não são só características mais estarão presentes na rotina desta Unidade Escolar pelo seu grupo gestor.
Formar e manter: Conselho de Classe, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil interessados e participativos na gestão.
Mostrando a todos os envolvidos no processo que cada é um elo da corrente e que para caminhar para frente será sempre necessário a junção de todos – não sendo de praxe mais o bordão a “União faz a força e a diferença” caberia muito bem para o termino da reunião.