Educação e construção de valores
Aula nº 3: O juízo moral na criança A criança é inserida no universo moral mediante aprendizagem de diversos valores e deveres que são passados tanto pelos pais quanto por adultos em geral. Dentre esses valores considera-se não pegar as coisas dos outros, não mentir, não agredir fisicamente nem oralmente, ser solidário, respeitar o próximo, agir com responsabilidade e honestidade entre outros.
O estabelecimento de regras são muito importante para que as crianças aprendam a desenvolver o juízo moral e dessa forma entendam que todos possuem direitos e deveres.
O sujeito que aprende a respeitar as regras e que entende que tudo na vida tem limites estará desenvolvendo o juízo moral.
De acordo com Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras". Assim, a pessoa “moral” é aquela que cumpre as regras (formais ou não formais) da sociedade. Para tanto, é necessário internalizar o respeito às normas da coletividade, num processo que se inicia naanomia, passando pela heteronomia, evoluindo para a autonomia.
Autonomia: É a meta da educação em valores e onde se vivencia a cooperação e o respeito mútuo. Nesse estado as regras são internalizadas, se deixa de ser egocêntrico, considera o coletivo. Esse é o sujeito moral e essa é a meta que se almeja para o desenvolvimento de cada criança.
Aula nº 4: A escola e a construção de valores c De Apoio
• A escola e a construção de valores
• Textos de Apoio
A escola tem por objetivo promover uma educação para a construção de valores e cidadania, porém, é possível constatar que a maioria das escolas ainda estão focadas nos conteúdos curriculares deixando os problemas relevantes da sociedade em segundo plano. Para que possamos pensar em uma escola democrática que tenham como objetivo a construção de indivíduos morais é preciso que se