construção de valores morais na educação infantil
Marcelo Moura1
Ana Eleonora S. Assis2
RESUMO
Este artigo tem por objetivo discutir a ética na educação infantil, um período em que a criança deve adquirir valores morais e éticos, princípios estes com o fim de guiar e orientar as relações humanas. Hoje vivemos em um mundo onde os pais passam pouco tempo com os filhos, assim, deixam um espaço muito grande para a mídia, e quando esses vêm para a escola sem essa base que é tão importante para o desenvolvimento e para a criação de um indivíduo ético e atuante na comunidade, os educadores acabam assumindo uma missão muito árdua: o de primeiro educar as crianças para depois tentarem passar o conteúdo de aula. Como se deve trabalhar esse assunto na educação infantil, onde um dos principais problemas da escola atualmente está em como lidar com os conflitos sócio-morais provindos desta realidade? Perante este contexto, um dos desafios é fazer destas situações de conflitos meios de aprendizagem. É o que esse artigo aborda.
Palavras-chave: família, criança, educação, escola, conflito, ética, moral.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a analisar como a ética está sendo colocada em prática pelas famílias e escolas na educação infantil nos últimos tempos. Nota-se que os pais estão deixando de cumprir seu papel perante a educação dos filhos e em consequência disso a escola está ficando mais sobrecarregada com o aumento dos conflitos e problemas advindos desta nova fase que a educação está passando.
A ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo as autoras Rheta De Vries e Betty Zan (1998), a ética é um conjunto de decisões, princípios e valores com o fim de guiar e orientar as relações humanas. Esses valores devem ter característica universal, e têm de ser válidos para todas as pessoas por um tempo indeterminado. Mas este conceito não tem sido posto em prática, inclusive na criação dos filhos.
Nos últimos tempos, a escola e a mídia vêm assumindo praticamente sozinhas um papel