PROJETO ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aprendendo Princípios éticos E Morais A Partir Da Literatura Infantil
1. APRESENTAÇÃO
A Moral é conceituada por La Taille (1998) como o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade. Também segundo esse autor, a Ética é a reflexão sobre a felicidade e sua busca, a procura de uma vida significativa, uma “boa vida”.
A LDB 9394/96 versa em seu artigo 29, que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
De acordo com os preceitos da LDB 9394/96, é função do educador do ensino infantil trabalhar o aluno como um todo - e não como um ser fragmentado - em parceria com a família. Todavia, em nossa realidade, essa parceria acaba dificultada, uma vez que o aluno passa a maior parte do tempo na escola. Então, cabe à instituição escolar suprir essa carência.
É do entendimento de todos que o fato de nascermos não nos torna um cidadão. A formação do cidadão e da cidadania acontece de maneira paulatina. O primeiro contato é o familiar, quando, alguns ensinamentos são passados ao indivíduo. Depois, o individuo é inserido em um ambiente novo, a escola, onde encontra outros indivíduos, com opiniões e vontades diferentes. Nesse sentido, a escola não deve se prender penas à construção do conhecimento de conteúdos, mais também levar o aluno à reflexão e a descoberta de valores que são necessários à vida humana.
Diante do exposto, percebe-se que a escola de Educação Infantil precisa direcionar seu trabalho no desenvolvimento da autonomia de seus alunos, onde para tornar o aluno um ser autônomo o educador precisa intervir e explicar, de modo claro e objetivo, as normas e os princípios que balizam as relações sociais e não somente falar sobre o que deve, ou não deve, ser feito.