Educação Ambiental
DE DESENVOLVIMENTO MORAL DA CRIANÇA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS
Valéria Mota Scardua
Faculdade Cenecista de Vila Velha
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da Educação em Valores quanto à construção de valores voltados para a Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil. Para tanto, buscou-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, argumentos que justifiquem tanto o trabalho com a Educação Ambiental quanto com a Educação em Valores. Além disso, a partir da perspectiva piagetiana e com base em autores como La Taille, Tognetta e Assis, Tristão, Jacobi, Sorrentino, Dias, foram analisadas as possíveis relações entre as três formas de Educação: a Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação em Valores.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Infantil; Educação em Valores; Personalidade;
Moral.
Introdução
O homem age de forma inadequada para com o planeta. Suas ações de degradação estão deixando-o doente, acabando com os recursos naturais disponíveis, gerando situações-problema que os mais avançados recursos tecnológicos podem não ser capazes de resolver.
Jacobi relata que as principais causas da condição na qual o planeta se encontra podem ser “atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores adotados pela sociedade”.
Partindo desse pressuposto, não basta só investir numa educação voltada para o conhecimento-razão, é preciso que o homem reveja seus valores, atitudes, princípios, para que possa olhar o planeta e não vê-lo só objetivamente, como quem vê um objeto que pode ser usado e jogado fora, mas que possa olhar com outros olhos, de quem se encanta com tamanha magnitude, beleza e perfeição.
Com relação à questão estética, Tristão afirma que “os sentidos estéticos da natureza integram a narrativa da arte, da cultura e da educação ambiental”. Argumenta que o