olaaa
GIOVANNA PUCCI POLITO
HELOISA HELENA PRUDENTE DOS SANTOS
IRIS DE SANTANA SALVIANO
THAIS FÉLIX SOARES
AS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO PAULO
2014
AS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Licenciatura no curso de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi sob orientação do Prof. Ms. Carlos Honório Areas Pinheiro.
Orientador Temático:
Profª. Ms. Maria Conceição Gobbo Medda.
SÃO PAULO
2014
Sumário
1. Introdução 4
2. Concepção de Infância 7
2.1 Aspectos Históricos 7
2.2 A construção do Conceito de Infância 8
2.3 Os pioneiros da educação 8
3. Moralidade Infantil 9
3.1 Métodos de Educação Moral 10
3.2 Técnicas Verbais em Educação Moral 11
4. Papel do Professor 12
4.1 A importância do brincar 12
5. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil 14
1. Introdução
A criança utiliza-se de diversas maneiras durante sua infância para comunicar-se e socializar-se com o mundo e com o outro. As linguagens que ela estabelece são diversas e, nesta perspectiva, o educador – figura presente e sujeito ativo do processo educativo – deve ter seu olhar voltado à necessidade daquele momento específico, tendo sempre em mente que a criança está em um processo contínuo de desenvolvimento e construção do eu - identidade.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998, p.13) a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, ou seja, uma marca de diferença entre as pessoas que começa pelo nome, seguido das características físicas e por fim, os modos de agir e de pensar, bem como a história pessoal. A construção da mesma é gradativa, e não existe sem as interações estabelecidas pelas crianças nas quais ela, alternadamente, imita e se fundo