Estrutura Organizacional
“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)
Entendemos por estrutura organizacional “as distribuições, em diversos sentidos, das pessoas entre posições sociais que influenciam as relações de papel entre essas pessoas.” (Blau 1974, p. 12).
Enquanto Ranson, Hinings e Greenwood concebem a estrutura como sendo “um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação: as estruturas são constituídas e constitutivas” (1980, p. 3).
Para Williams (2011, p. 162) “a estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de departamentos, autoridade e cargos em uma empresa.”
Segundo Hall (1984, p. 38) a estrutura organizacional atende a três funções básicas.
Em primeiro lugar, as estruturas tencionam realizar produtos organizacionais e atingir metas organizacionais. Em segundo lugar, as estruturas se destinam a minimizar ou pelo menos regulamentar a influência das variações individuais sobre a organização. Em terceiro lugar, as estruturas são os contextos em que o poder é exercido, onde as decisões são tomadas e onde são executadas as atividades das organizações.
BIBLIOGRAFIA
WILLIAMS, Chuck. ADM. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
HALL, H. Richard. Organizações Estrutura e Processos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil (PHB), 1984.
OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 16. ed. São Paulo: