Apicultura
CONCEITO:
Associativismo Empresarial, ou ação associativa é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de empresas com principal objetivo de superar dificuldades e gerar benefícios comuns a nível econômico, social ou político.
No Brasil são praticadas as mais diversas formas de associativismo empresarial. Abaixo citamos as mais usuais:
Parcerias e Alianças Estratégicas;
Entidades de Representação Empresarial;
Associações de Interesse Econômico;
Redes de Empresas;
Núcleos Setoriais;
Cooperativas;
Consórcios;
Condomínios;
POR QUE SE ASSOCIAR?
A empresa forma a base de economia do nosso país. Para sobreviver e crescer em um mercado cada vez mais competitivo, a solução é buscar ações associativas que defendam seus interesses. Isso pode acontecer através de entidades de representação empresarial, ou de associações de interesse econômico que reúnam empresas com as mesmas necessidades. Juntas, as empresas diminuem seus custos e aumentam seu poder de negociação.
COM QUEM SE ASSOCIAR?
Empresas que têm interesses comuns e desejam obter os mesmos benefícios comungam da mesma necessidade de compartilhar objetivos e desenvolver esforços para alcançar resultados. As ações associativas bem sucedidas, seja a curto ou médio prazos, geralmente são feitas entre empresas do mesmo ramo ou setor. Recomenda-se, também, o agrupamento de empresas do mesmo porte, evitando-se unirem-se empresas heterogêneas no seu porte.
COMO SE ASSOCIAR?
O tipo de ação associativa que um grupo de empresas vai desenvolver depende de seus interesses em comum. O importante é que alcancem resultados imediatos e que obtenham benefícios concretos. Para organizar uma ação associativa, é recomendável que o grupo busque todo tipo de ajuda e orientação, através de entidades de apoio, como o SEBRAE, além de consultores, técnicos e outros empresários com experiência e conhecimento em associativismo empresarial.