Relatorio Fisica
Abril - 2012
Salvador – Bahia
2. INTRODUÇÃO TÉORICA
Colisão é um evento isolado, no qual dois ou mais corpos em movimento exercem forças relativamente fortes entre si, por um tempo relativamente curto.
Nesta pratica trabalharemos com colisões, que podem ser separadas em Colisão elástica, colisão parcialmente elástica e colisão inelástica.
Vamos considerar dois corpos, A e B, com movimentos na mesma direção, que sofrem colisão central e frontalmente.
Antes do choque:
Depois do choque:
Tipos de choque
Choque perfeitamente elástico é quando os objetos se chocam e se separam depois do choque cada um com uma velocidade diferente e com a energia cinética de ambos conservada. Temos como exemplo as bolinhas de gude você joga uma na outra, a que você jogou baterá com a que está parada, dando movimento a mesma.
O choque parcialmente elástico é quando depois da colisão eles se separam com velocidades diferentes mas com perda de energia cinética. Ou seja. a energia cinética diminui fazendo com que eles percam a velocidade.
Colisão inelástica é o tipo de choque que ocorre quando, após a colisão, os corpos seguem juntos com a mesma velocidade. Ocorre a diminuição da energia cinética.
OBS: Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimento. Tudo o que se mexe tem Energia Cinética, os carros, as pessoas, os atletas... 3. OBJETIVOS
O objetivo dessa pratica foi simular uma colisão para podermos observar e calcular a velocidade, a quantidade de movimento e a energia cinética de cada um dos objetos para que, no final, possamos identificar qual o tipo de choque que aconteceu na colisão.
4. MATERIAIS UTILIZADOS
- 01 trilho de 120 cm;
- 01 cronometro digital multifunções com fonte DC 12 v;
- 02 sensores fotoelétricos com suporte fixador (S1 e S2);
-