processos mentais
CORRESPONDÊNCIA
1- Atividade: Pedir à criança que escolha uma mochila para cada menino e que nomeie cada menino, verificando se ela escolhe nomes diferentes, fazendo a correspondência.
2 - As crianças podem ser divididas em dois grupos: um fica com os cartões dos animais e o outro com as dos filhotes. O primeiro grupo mostra a figura e o segundo tem que achar os filhotes. Pode ser realizada em duplas.
3 - Pedir para a criança apontar, um a um, os cartões que recebeu, identificando as representações como “leve ou pesado”, conforme o caso.
4 - (semelhante ao jogo do mico). Separar as crianças em dois grupos e distribuir as fichas entre elas. Cada grupo deve tentar formar pares com as fichas que recebeu e mostrar ao outro; esses pares de fichas são retirados. A atividade continua com uma criança do grupo, retirando, sem ver, uma ficha do outro grupo. Se este tiver o par, essas duas fichas são retiradas e será a vez de uma outra criança do outro grupo retirar uma ficha. E assim, por diante, até o final.
COMPARAÇÃO
1- Organizar a sala em quatro grupos e entregar a cada aluno uma caixa propondo que empilhem formando uma torre. Na sequência pedir que os grupos montem torres a partir do número de luminária da sala, de janelas, fileiras, registrando cada proposta em uma folha associando-as a símbolos próprios e numerais.
2- Entregar à cada aluno uma folha contendo diversos nomes da sala, propor que recortem os nomes colando
3 – Pinte as formas grandes e circule as formas pequenas
CLASSIFICAÇÃO
Etapas do desenvolvimento da classificação na criança
Classificação Figural ( por volta dos 3, 4 anos)
Inicialmente as crianças agrupam por conveniência ou por associação. Por exemplo: a criança poderá colocar um triângulo por cima d um quadrado dizendo que essas formas lembram uma casa, ou num conjunto de pratos e garfos, agrupar cada garfo em cima de um prato.
Nesse processo também junta os objetos semelhantes como se fosse