Notação Cientifica
Engenheiro Sergio Alfredo Pessoal Figueiredo
Notação Científica
Yan Negrão
Manaus-Am
2014
Notação científica
Trabalho a ser apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Física do primeiro ano 2 sob orientação do professor Marcelo.
Introdução
A notação científica consiste numa forma de escrever um número, especialmente se se tratar de um número grande ou de um número pequeno, em que só aparece um algarismo antes da vírgula decimal, sendo o seu valor ajustado multiplicando-o pela potência apropriada de base 10. A fórmula geral é N x 10n em que N é um número maior ou igual a um e menor que 10 e n é um número inteiro positivo ou negativo.
História
A primeira tentativa conhecida de representar números demasiadamente extensos foi empreendida pelo matemático e filósofo grego Arquimedes, e descrita em sua obra O Contador de Areia, no século III a.C.. Ele desenvolveu um método de representação numérica para estimar quantos grãos de areia seriam necessários para preencher o universo. O número estimado por ele foi de 1 × 10 elevado a 63 potencia.Foi através da notação científica que foi concebido o modelo de representação de números reais através de ponto flutuante. Essa ideia foi proposta independentemente por Leonardo Torres y Quevedo (1914), Konrad Zuse (1936) e George Robert Stibitz (1939).11 A codificação em ponto flutuante dos computadores atuais é basicamente uma notação científica de base 2 grãos.
Tipos de notação científica
Na notação científica normalizada, o expoente e é escolhido tal que o valor absoluto de m permaneça pelo menos um, mas menos de dez (1 ≤ | m |