Processos mentais
Petende-se investigar nesse trabalho os processos cognitivos, estes que temos, usamos, sentimos e vivemos ou deparámo-nos no nosso quotidiano. O trabalho tem como finalidade deixar saber o leitor sobre estes processos que todo ser humano tem, sente e usa. No âmbito da elaboração do trabalho, destacaram-se que existem cinco (5) processos cognitivos, dentre eles a percepção, imaginação, sensação, pensamento e memória encontrando-se dentro deles alguns, mas os mais destacados são estes cinco. Para a descrição destes processos cognitivos está baseada em vários autores com vários conceitos sobre estes cinco processos cognitivos.
O trabalho tem como sua estrutura:
- Índice;
- Introdução;
- Processos cognitivos;
- O Pensamento (Conceitos básicos, Motivação do pensamento, Construção do pensamento, Processos de pensamento, Tipos de pensamento, Relação do pensamento e linguagem, Outras relações e Importância do pensamento);
- A Sensação (Condições pata que corra a sensação, Características das sensações e Classificação das sensações);
- A Memória (Os objectivos do estudo da memória, Estrutura da memória, Processos da memória, Factores que facilitam a memória, factores de esquecimento e Características da memória);
- Imaginação (formação de imagens);
- A percepção (importância);
- Conclusão e
- Referências bibliográficas.
Processos cognitivos
Processos cognitivos são mecanismos mentais que facilitam ou que permitem ao indivíduo interagir com o meio que lhe rodeia.
Segundo CHICOTE et al (2007:63) “Processos cognitivos são processos que têm como característica mais saliente representar o sujeito, um objecto ou fenómeno, em geral, exterior ao próprio sujeito”. Ainda acrescenta dizendo que o seu conjunto constitui a vida cognitiva ou intelectual. Os processos cognitivos possibilitam o homem realizar a actividade mental como inteligência, capacidades, habilidades, e entre outras. O mau funcionamento compromete a actividade mental.
Segundo CHICOTE et al