Processos administrativos
Etapa 3 passo 1
Este um assunto que aborda a liderança, clima organizacional e comprometimento organizacional, que cada organização busca ter funcionários motivados, capacitados que possuem espiro empreendedor, que se autodesenvolve e que busquem “crescer” junto com a empresa. Por conta do mercado cada vez mais voraz e competitivo, esses profissionais estão cada vez mais escassos e difícil de se encontrar. Por conta disso as organizações estão buscando cada vez mais líderes e talentos do que somente mais um empregado.
Sobre liderança a muito tempo se comenta sobre isso, como ser um líder? Qual a diferença de um líder e chefe? Quais as características e qual o estilo de liderança é o melhor? Essas respostas ainda hoje são difíceis de serem respondidas. Existem várias teorias sobre liderança dos quais os estudiosos descrevem como um poder de liderança capaz de influenciar pessoas a guiando e auxiliando a alcançarem determinado objetivo, assim influência e confiança são essenciais para um líder. Sendo assim os líderes são essenciais, uma liderança de qualidade em uma organização terá funcionários motivados e engajados, ótimo relacionamento com o cliente externo e interno, ótimos resultados financeiro para o sucesso e crescimento da organização.
Em liderança, ao longo dos anos foi definida pela personalidade e traços dos líderes, como principais fatores de seus liderados identificarem os líderes dos não-lideres. No início do século XX até o final da década de 40, foi chamada de teoria dos traços, dos quais visava os traços físicos (aparência, estatura e peso), traços intelectuais (autoconfiança, entusiasmo e adaptabilidade), traços sociais (habilidades interpessoais, habilidades administrativa), traços relacionados a tarefa (pro atividade e persistência). Com o passar dos anos foi identificada em liderança que os líderes poderiam aprender e modificar o modo de liderar, com a aprendizagem e com isso a teoria perdeu espaço. Assim