ALFABETIZAÇÃO VISUAL
Passamos a compreender o que é Alfabetização Visual começando a olhar na pré-história, pois desde a antiguidade o homem já se comunicava e se expressava através de imagens, e através de seus desenhos o homem contemporâneo pode decifrar seu modos de vida, como por exemplo, como caçavam, como era seu cotidiano, seus costumes, tudo isso através de sua arte, que era a forma com que se expressavam em seu tempo e essas informações artísticas hoje são usadas como registros da história da humanidade.
Mas ainda hoje podemos entender e nos expressar através das imagens, já que estamos cercados delas. O educador pode introduzir aos seus alunos essa alfabetização artística apresentando uma obra de artes ou outro tipo de visualização questionando-os a respeito da mesma quanto a sua cor, forma, composições, assim, o indivíduo cria sua própria forma crítica a respeito do que vê.
Então, pode-se dizer que Alfabetização Visual é a capacidade de entender aquilo que se vê, ou seja, é o aprendizado da leitura e escrita através de símbolos imagéticos, não somente em sua forma, cor ou tamanho, mas em seu significado, sua profundidade. A Alfabetização Visual é tão importante quanto a escrita, pois nos possibilita a compreensão do mundo a nossa volta, sendo que exerce grande influência sobre nosso cotidiano.
Podemos ver como exemplo um celular novo, onde podemos decifrar a maioria de suas funções apenas através da visualização de seus ícones e aplicativos sem necessariamente precisar ler suas funções no manual.
Com isso, podemos dizer que a Alfabetização Visual é indispensável e de suma importância para o conhecimento na sociedade contemporânea.