INCLUSÃO do deficiente visual na alfabetização escolar
POLO: CAMPOS SALLES
ALUNOS: ADRIANA SILVA AMSTALDEN
INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE VISUAL NA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO
RESUMO Este artigo tem como tema “Inclusão do aluno deficiente visual na alfabetização escolar na rede regular de ensino” onde aponta caminhos que podem favorecer o processo de inclusão dos alunos deficientes visuais na alfabetização escolar. A finalidade desse trabalho foi fornecer subsídios teóricos e práticos aos professores que atuam na educação dos deficientes visuais. Desta forma foram utilizados os suportes teóricos como: Este artigo tem como objetivo compreender a inclusão do deficiente visual na alfabetização escolar na rede regular de ensino e deve-se estender além de suas necessidades específicas e das atividades que promovam o entrosamento e a participação dos alunos. Para tanto este artigo pretende refletir uma aproximação conceitual que possibilite conhecer a forma de trabalho com o aluno deficiente visual na prática docente.
PALAVRAS-CHAVES: inclusão, deficiência visual e alfabetização
INTRODUÇÃO Por este motivo, trataremos no presente artigo sobre o processo de alfabetização de alunos com deficiência visual e por fim a preparação para o Sistema Braille alfabetização destes alunos.
Para atuar nessa área, é importante que o professor conheça o Sistema Braille, meio pelo qual os deficientes visuais tem acesso nessa linguagem. Há muitos professores de escolas regulares que desconhecem totalmente esse processo, recusando-se a lecionar aos cegos por julgarem impossível transmitir, de forma efetiva, o conteúdo da alfabetização. Por fim, além de comentar sobre o que dispõe a LDB-9394/96 no planejamento da educação referente ao deficiente visual, apresentaremos alguns fragmentos de levantamentos bibliográficos sobre Alfabetização do deficiente visual referido por