Processos administrativos
1. Relações capital/trabalho
1.1. Quais as tendências relativas ás formas de participação do trabalhador na gestão e nos destinos das organizações do país? Buscar o envolvimento dos trabalhadores através de algum tipo de participação concreta deles na organização é o novo desafio das organizações e trás tendências para conseguir tal feitura, tais como, a introdução de programas participativos dos colaboradores; distribuição de poder entre as pessoas envolvidas em uma determinada relação de trabalho; utilizar propostas dos colaborares que possam trazer resultados; valorização dos colaboradores; utilizar ferramentas como avaliação de desempenho e auto-avaliação; participação do colaborador no lucro da organização; entre outras.
1.2. Quais serão as expectativas do trabalhador com relação à remuneração? A expectativa dos trabalhadores quanto à remuneração são o aumento salarial, como mostra o estudo da Robert Half, que 80% dos trabalhadores brasileiros apostam no aumento do salário e também depositam suas expectativas no investimento das organizações nos programas de benefícios, logo eles acreditam no aumento destes.
1.3. Quais serão as novas demandas relativas a recrutamento e seleção? Foi observado que as demandas de recrutamento e seleção trazem custos tanto para a organização como aos seus colaboradores, como também aos candidatos que participam desses processos, principalmente os financeiros, os temporais, os psicológicos e os comportamentais, pois há um grande esforço e investimentos realizá-los, além que criar um clima de desconforto na organização. Devido às esses fatores apontados as organizações estão utilizando novas demandas para realizarem os seus processos de recrutamento e seleção tornando-os mais simples, com custos mais baixos, utilizar tecnologia e redes sociais para atrair o melhor capital intelectual do mercado e até mesmo optarem por fazer processos de recrutamento e seleção internos, entre outras.