Jogo
1. Definição: Os Glícides são formados nos vegetais, através da fotossíntese. A fixação do dióxido de carbono (CO2) e da água (H2O) em presença da luz solar e da clorofila faz com que os Glícides sejam armazenados em algumas partes da planta, como a raiz, as sementes, o fruto, o caule ou a folha. Os Glícides representam para o organismo a mais apreciável e a mais econômica fonte de energia.
Nota: Entre os poucos Glícides que se obtém dos poucos animais, podemos citar: a lactose (açúcar do leite) e a frutose (açúcar da fruta).
2. Composição: São compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo que os dois últimos se encontram na molécula, na mesma proporção de água, isto é, 2 átomos de hidrogênio para 1 átomo de oxigênio. A glicose, hidrato de carbono fundamental, tem como formula C6H12O6.
3. Classificação: Os Glícides que interessam a nutrição podem ser divididos em 3 grupos:
1º) Monossacarídeos: São açúcares simples, que não necessitam sofrer qualquer transformação para serem absorvidos pelo organismo. São eles: a) Glicose (dextrose): é a forma de açúcar que circula no sangue e que se oxida para fornecer energia. No metabolismo humano, todos os demais tipos de açúcares se transformam em glicose. É também encontrada no milho, na uva e outras frutas e vegetais. b) Frutose (levulose): é o açúcar das frutas. c) Galactose: faz parte da lactose, açúcar do leite.
2º) Dissacarídeos: (açúcares duplos): São combinações de açúcares simples, podendo sofrer desdobramento através da ação de enzimas. Entre eles temos: a) Sacarose (açúcar de cana): forma de açúcar que nos é mais familiar; b) Lactose: é o açúcar do leite; c) Maltose: é o açúcar do malte e da cevada.
3º) Polissacarídeos: são carboidratos mais complexos, compostos de muitas unidades de monossacarídeo. São eles: a) Amido: acha-se armazenados nas sementes, raízes,