Controle da buva na soja
ANDRADE, Bruno José Mariano
RESUMO
A soja no Brasil é a cultura de maior cultivo e é o segundo maior produtor no mundo perdendo apenas para os Estados Unidos, pois o interesse mundial na soja é, em grande parte, devido ao teor elevado de proteína de seus grãos, cerca de 40%, constituindo uma fonte importante para a alimentação humana e dos animais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre os danos da buva na cultura da soja.
PALAVRAS-CHAVE: soja, controle da buva
ABSTRACT
The soybean crop in Brazil is growing larger and is the second largest producer in the world behind only the United States as the world's interest in soybeans is largely due to the high protein content of its grain, about 40 %, constituting an important source for human and animals. The aim of this study was a literature review about the harms of horseweed in soybean.
KEYWORDS: soybean, horseweed
1.INTRODUÇÃO
Atualmente, principalmente na região Sul do Brasil, biótipos resistentes de buva (Conyza spp.) vem causando grandes prejuízos aos produtores de soja, que estão encontrando dificuldade em controlá-los.
Esta invasora que tanto preocupa técnicos, pesquisadores e produtores, por ser uma invasora de difícil controle, deve merecer atenção especial. O controle da buva deve ser efetuado principalmente na entressafra, ou seja neste momento, por duas razões: a primeira que o banco de sementes já encontra-se germinado e com tamanho ideal de controle, pois se a invasora ultrapassar os 10 a 15 cm fica mais difícil combatê-la. A segunda razão é que neste momento o custo de controle é mais barato e com possibilidades maiores de ser eficaz. Mas lembre-se: o produto que é utilizado pela maioria dos agricultores (Metsufuron Methyl) deverá ser aplicado em condições ideais, ou seja na dose correta, acompanhado de adjuvantes, com temperatura ideal acima dos 15 graus centígrados e, principalmente, respeitando um