Conyza bonariensis resistente ao Inibidor da EPSPs
UNOESC CAMPUS DE XANXERÊ
ESTUDOS AVANÇADOS EM PRODUÇÃO VEGETAL E AGRICULTURA DE PRECISÃO
Conyza bonariensis resistente ao Inibidor da EPSPs
Xanxerê
2014
Conyza bonariensis resistente ao Inibidor da EPSPs
Trabalho Acadêmico apresentado na disciplina de Controle de Plantas Daninhas do curso de Pós-graduação em Estudos Avançados em Produção Vegetal e Agricultura de Precisão como requisito para obtenção de Conceito.
Xanxerê
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 BUVA (Conyza bonariensis) RESISTENTE A INIBIDOR DA EPSPs 5
2.1 Biologia e ecologia da planta daninha 5
2.2 Caracterização da resistência ao herbicida Glyphosate 6
2.3 Manejo de Coniza bonariensis resistente ao glyphosate 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A Buva (Conyza bonariensis (L.) Cronquist) é uma espécie anual, natural da América do Sul, e que pertence à Classe Magnoliopsida e à familia asteraceae. Ela é uma espécie autógama, mas que em condições ambientais adversas pode utilizar a alogamia para e se reproduzir pelo vento ou agentes de polinização (KISSMANN, 1996).
A C. bonariensis é apenas uma das 399 espécies deste gênero que já foram catalogadas. Ela apresenta elevada produção de sementes por planta (mais de 100.000), capacidade de se reproduzir nas mais diversas condições ambientais, capacidade de disseminação de suas sementes por longas distâncias, desuniformidade na germinação das sementes, rápido crescimento inicial, dentre outros (CONSTANTIN et al., 2013).
Ela foi a primeira espécie dicotiledônea que apresentou resistência ao glyphosate. A principal variação do biótipo resistente ao do suscetível, é que no primeiro o herbicida não chega até as raízes da planta, tornando o controle a ser executado muito mais complicado (ZAMBOLIM, 2008). .
2 BUVA (Conyza