modelos pedagogicos
Os modelos pedagógicos e modelos epistemológicos abordados no livro estão presente ao Tradicional, Comportamental e Humanista, no decorrer dos caminhos as escolhas na qual o indivíduo passa no processo educacional devido ao sistema escolhido do mesmo. Mas o livro percorre o mais comum das abordagens tradicionais onde leva o indivíduo a ser sucedido, porém infeliz.
Teoria Abordagem Tradicional
Na abordagem tradicional a escola é o local da apropriação do conhecimento, por meio da transmissão de conteúdos e confrontação com modelos e demonstrações. O professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita exclusivamente a escuta-lo, a didática profissional quase que poderia ser resumido em dar a lição e tomar a lição. O professor compete em informar e conduzir seus alunos na direção dos objetivos impostos pelo programa. Na relação professor x aluno o professor detém todo o poder decisório quanto a metodologia,conteúdo, avaliação e forma de interação na aula.
O homem no início de sua vida é considerado uma espécie de tabula rasa, que precisam ir à escola apenas para que os professores as encham de conhecimento com o que está no cronograma. Isso é um exemplo de Abordagem Tradicional, onde o indivíduo é obrigado a aprender, é presente as regras, punições e autoritarismo.
Afirma-se que “O homem é um receptor passivo até que repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando tem essas informações e conteúdos.
Todos os alunos são tratados igualmente, sem que haja uma preocupação com as dificuldades de aprendizagem de cada um. Há disciplinas vistas como mais importantes, tendo assim maior carga horária. O professor somente reconhece que o aluno aprendeu, quando este reproduz igualmente o que foi exposto. Assim, podemos ter uma noção do papel do professor, que é o de justamente transmitir a informação, ele é o mediador entre