Modelos pedagógicos
Introdução
Este trabalho centra-se na apresentação de um modelo pedagógico. Em especifico o Movimento da Escola Moderna, no que consiste, nas suas características e organização de espaços e materiais.
Para melhor podermos explicar no que consiste este movimento, iremos começar por explicar no que consiste um modelo pedagógico.
Segundo informação fornecida pela formadora, modelos pedagógicos “são teorias que visam apoiar a prática pedagógica do educador/ professor”; são linhas que orientam o educador, técnicas que o mesmo pode utilizar desde a creche à sala de aula.
A utilização de modelos pedagógicos tem uma grande importância dado que faz uma ponte, uma mediação entre a teoria e a prática, um referencial teórico e prático que tem como base três passos essenciais no que diz respeito a todo o tipo de actividades: pensar na acção (tendo em conta os objectivos da acção) – durante a acção (ter a percepção de como está a decorrer) – e após a acção (fazer um balanço da actividade, se os objectivos foram cumpridos).
Para apresentarmos o MEM (Movimento da Escola Moderna), iremos fazer uma pequena apresentação sobre o seu criador.
Célestin Freinet, docente do 1º ciclo iniciado em 1920, foi o criador do MEM em França. Crítico da Escola Tradicional e das Escolas Novas, tinha como objectivo base desenvolver uma escola popular. O seu movimento pedagógico é caracterizado pela sua dimensão social, abrangendo as crianças de classes menos favorecidas. Acreditava numa escola centrada na criança dando tanta importância ao prático e concreto assim como ao intelectual.
As técnicas que mais se destacaram da sua pedagogia foram a “aula – passeio” (fora da sala de aula para motivar os alunos pondo-os em contacto com a realidade); produção de textos livres; a imprensa escolar; a correspondência interescolar; um diário de turma; auto – avaliação; plano de trabalho conjunto;
Hoje em dia estas técnicas já são apoiadas com