Logistica
O QUE É EDI
EDI é a sigla de Eletronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.
Antes do EDI possuir a divulgação que existe hoje, ele foi muito confundido com correio eletrônico, pois a grande diferença é que ele trata de transferência de dados estruturados que podem ser processados de forma eficaz e não ambígua por aplicações informáticas, já o correio eletrônico se relaciona com a transferência de dados não estruturados. O EDI é uma transferência de dados empresariais e o correio eletrônico é uma transferência de dados entre pessoas.
Estima-se que 70% das entradas de dados do computador (Input) de uma empresa são originados pelas saídas (Output) de computadores de outras empresas e de que 25% do custo das transações derivam destas entradas, isso devido ao tramite operacional resultante de documentação impressa.
Com o aparecimento do EDI a automação das transações comerciais elimina grande volume de papéis que seriam trocados entre empresas. Para que isso aconteça, é necessário conectar diretamente computadores de empresas que se transacionam comercialmente. Porém, a principal motivação para se implantar o EDI, não deve ser apenas redução de custos de transações, mas também a procura da competitividade empresarial baseada na agilidade e produtividade, pois os mesmo podem ser os pilares para uma empresa se diferenciar no mercado de economia globalizada e recessiva.
Devido a grande quantidade de empresas e sistemas existentes, foi necessário que se criasse um padrão único de sintaxe de documentos no qual as informações pudessem ser trocadas, isso porque a variabilidade de padrões tornaria impossível essas trocas. Com a globalização da economia, grandes