Problemas Socioambientais
No território brasileiro, houve grandes transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais no decorrer dos tempos, sendo de grande impacto para esse processo a industrialização. A mesma gerou o acelerado processo de urbanização, e com isso a criação dos grandes centros urbanos, associada com a falta de planejamento urbano e as ocupações irregulares e desorganizadas, originou vários problemas socioambientais, gerando uma precária qualidade de vida urbana e ambiental.
O espaço urbano foi sendo configurado pela sociedade. Os problemas ambientais urbanos que foram surgindo, estão na maioria relacionados com a decorrência de fatores econômicos, aumentando-se assim, a degradação e transformação dos recursos naturais, motivados pela produção de capital, geração de renda, locais para moradia, e para isso utilizam recursos vindos da natureza; junto com os benefícios econômicos, vêem à tona os prejuízos para a natureza, provocando desequilíbrio nos ecossistemas e ambientes urbanos, pela falta de preocupação, preservação e valorização ambiental, tudo isso ocorre por falta de planejamento e gestão pública, além da conscientização e educação da população.
São muitos os problemas sociais e ambientais encontrados dentro de uma área urbana que comprometem o meio ambiente, com a degradação e alteração do mesmo, as decorrer do texto citarei alguns mais importantes.
O lixo sempre foi um problema de difícil solução, a sua produção está sempre aumentando, é uma das principais fontes de degradação ambiental, grande parte tem destino incorreto, sendo acumulados nas ruas, terrenos vazios, levados pela água. A produção descontrolada de resíduos sólidos contamina os lençóis freáticos, aumenta a proliferação de doenças, causa poluição visual. Altera diretamente as características naturais do solo, mudando sua