Os Problemas Socioambientais Urbanos
Aluno: Igor de Souza Martins
Introdução
Com o crescimento populacional surge a necessidade de mais moradias, mais postos de saúde, mais escolas, mais empregos, em fim, uma melhor estrutura social para acolher a todos e garantir seus direitos básicos. Demandas que quase nunca são alcançadas. Assim surgem os problemas socioambientais urbanos.
Durante a leitura desta pesquisa poderemos compreender melhor a origem de alguns desses problemas e o quão prejudiciais eles são para a sociedade.
Problemas Sociais
Desemprego:
Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.
Violência e Criminalidade:
A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.
Poluição:
Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas.
O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel