Relatório Estagio Agrícola
As atividades foram realizadas nas lavouras de soja de produtores da região que a empresa Ramo Agrícola presta assistência técnica, juntamente com a supervisora de estágio, a engenheira agrônoma.
O Estágio Supervisionado propiciou a participação em atividades de manejo da cultura da soja como vistoria das lavouras para detectar plantas daninhas, pragas e doenças, bem como definir estratégias de como prevenir e combater esses problemas. Ressalta-se que no referido estágio não foi acompanhado a semeadura da cultura.
A empresa agricola sempre buscava solucionar os problemas das lavouras de soja de acordo com a capacidade operacional do produtor. As atividades realizadas durante o estágio serviu para por em prática os conhecimentos passados ao longo do curso, adquirindo experiência e desenvolvendo meu senso crítico.
4-CULTURA DA SOJA
Introdução
A soja (Glycine spp.) é uma planta dicotiledônea, da subfamília Papilionoideae, sendo a espécie cultivada a Glycine max (L) Merr. A soja é uma planta que varia de 60 a 150 cm de altura, herbácea, anual, ereta, pubescente, de pelos brancos, pardo-queimada e tostada. O seu sistema radicular consta de uma raiz principal pivotante, que pode apresentar ramificações ricas em nódulos de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico. As folhas são alternadas, de pecíolos longos e compostas de três folíolos grandes, geralmente ovais. As flores são axilares ou terminais, do tipo papilionada, brancas, violáceas, de acordo com a variedade. Os frutos, do tipo vagem, são achatados, curtos de cor cinzenta, amarela-palha ou preta, e encerram de duas a cinco sementes. Estas são, geralmente, elípticas e achatadas, de cor amarela, verde ou preta nas variedades cultivadas (CRIAR E PLANTAR).
A origem da soja se prende a própria origem do povo chinês, sendo uma das bases de sua alimentação. Já a expansão mundial desta cultura foi após a segunda guerra mundial, estando relacionado ao