Processo
Michael Eugene Porter é considerado um dos maiores especialista nas áreas da
Administração também com ênfase em economia. Porter é responsável por diversas teorias do mundo dos negócios, já que dá consultoria a empresas tão renomadas e possui vasta experiência em estratégia empresarial.
Segundo Porter, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é "manipulado" por cinco forças competitivas. Desta forma, é necessário que o empresário esteja atento a estas forças para garantir o sucesso do negócio. Que são:
- Concorrentes (Rivalidade entre concorrentes): em alguns ramos de negócios, os concorrentes são inimigos perigosos, pois os mesmos já detêm uma grande parcela do mercado. É importante saber quais são os pontos fortes das empresas que vendem produtos similares ou do mesmo segmento, para assim conseguir o lucro desejado.
- Novos entrantes (Possíveis ameaças de novos entrantes): refere-se a novos concorrentes que ameaçam o negócio. Seu produto ou serviço pode ser facilmente copiado.
- Produtos substitutos (Possíveis ameaças de produtos substituídos): empresas que possuem produtos semelhantes aos seus. Há produtos que possam substituir o seu? Estes são mais ou menos eficientes? Em relação a esta força é preciso definir um preço justo.
- Fornecedores (O poder que os fornecedores podem oferecer): o poder de barganha dos fornecedores é grande, visto que se a empresa for dependente de um único fornecedor, este pode cobrar preços mais elevados e aproveitar a sua utilidade. Se tiver poucos fornecedores a barganha aumenta.
- Clientes (O poder de barganha dos clientes) : o poder de barganha dos clientes não pode ser esquecido, pois deles dependerá o sucesso ou fracasso da empresa.
Devido a isso, os produtos ou serviços deverão sempre estar de acordo com as
necessidades e expectativas dos mesmos (nunca esquecendo os princípios básicos do marketing empresarial).