Processo, que processo
Síntese do texto 6: processo, que processo
Processos, que processos?
Introdução
As empresas estão procurando se organizar por processos para terem maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado.
A ideia de processo é um novo entendimento que diz que o negocio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos, mas, também, equilibrar o que é rentável para empresa a fim de não quebra-la agradando aos clientes.
Percebe-se que é impossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional.
Processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes.
Para o pessoal de serviços, os processos são sequenciais de atividades que sai necessárias para realizar as transações e prestar o serviço.
Como enxergar os processos
Geralmente os processos essenciais estão diretamente associados às regras básicas do negocio.
A analise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo, sequencia das atividades, esperas, duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo.
A ideia da hierarquia é fundamental para a identificação dos processos essenciais e para a análise sistêmica das organizações.
O ponto de vista do cliente
Para organizar a empresa por processos de negocio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negocio começam e terminam nele.
O cliente esta no centro das organizações por processos, e o objetivo final dessas empresas é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo.
Organograme e processos
Os organogramas não se prestam para analise dos