processo que processo
Em meio ao contexto organizacional, muitas empresas vêem a gestão por processos como uma irmã de otimizar sua produção. Porém, muitas dessas empresas não sabem ao certo como aplicar esse tipo de gestão e não tem a noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. Há ainda, aquelas que não estão certas da decisão a tomar a respeito da estruturação por processos , ou que não sabem ao certo o que significa serem organizadas por processos até mesmo não tendo certeza se a sua forma organizacional atual é adequada para a gestão por processos.
Então, esse texto, que é a continuação de "“As empresas são grandes coleções de processos”", mostra a diferença entre as empresas organizadas por processos em comparação àquelas tradicionais, além de explicitar os principais estágios a serem levados em consideração pelas empresas e critérios para a mudança.
O texto define empresa como a forma pela qual nós organizamos nossos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer. Essa estrutura organizacional manteve-se basicamente a mesma desde a Revolução Industrial inglesa e foi reformada durante o surto industrial americano no começo do século. Muitos pressupostos desse tipo de empresa foram superados e foram base para o surgimento de empresas voltadas para dentro, para suas próprias atividades, com estruturas hierárquicas pesadas e rígidas.
Algumas empresas multinacionais estão se organizando por processos no esforço para mudar de patamar em termos de desempenho empresarial, de atendimento aos seus clientes e de resultados para seus acionistas, ou seja, buscam uma maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado. Embora, a idéia de processo não é nova no meio organizacional, ele é um novo entendimento, pois o foco das empresas é agradar clientes externos ao mesmo tempo em