platelmintos
Esquistossomose
Agente causador: Schistosoma mansoni
Modo de transmissão: A transmissão é feita quando os ovos do S. mansoni são eliminados pelas fezes do hospedeiro infectado (homem). Na água, eclodem, liberando uma larva ciliada denominada miracídio, que infecta o caramujo. Após 4 a 6 semanas, a larva abandona o caramujo, na forma de cercária, ficando livre nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas pelas cercárias é a maneira pela qual o individuo adquire a Esquistossomose.
Sintomas: Os sintomas variam dependendo da espécie de verme e da fase de infecção.
Infestação severa (muitos parasitas) pode ocasionar febre, calafrios, aumentos dos nódulos linfáticos e aumento do fígado e baço.
A invasão inicial da pele pode causar coceira e erupção cutânea (coceira de nadador). Nesta condição, o esquistossoma é destruído dentro da pele.
Os sintomas intestinais incluem dor abdominal e diarreia (que pode conter sangue).
Os sintomas urinários podem incluir urinação frequente, urinação dolorosa (disúria) e sangue na urina (hematúria).
Profilaxia: Para evitar a disseminação das larvas e dos ovos pelo ambiente deve-se evitar sacudir as roupas de cama, com posterior lavagem separada das roupas do individuo contaminado, utilizando-se também a fervura para matar as larvas. Deve-se manter o ambiente bem ventilado, pois a desidratação também elimina as larvas.
TeniaseAgente causador: A teniase é uma doença causada pela forma adulta das tênias,"taenia solium" ( do porco) e "taenia saginata" (do boi)
Modo de transmissão: A Teníase é adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem acidentalmente ingere os ovos de T. solium, adquire a Cisticercose. A Cisticercose humana por ingestão de ovos de T. saginata não ocorre ou é extremamente rara.
Sintomas: A verminose por muitas vezes não se manifesta, porém pode apresentar alterações do apetite, diarréia, enjôo, insônia,