Cnidários
Cnidários (celenterados)
Você já viu uma água-viva? Às vezes esses animais são encontrados nas águas do mar e na beira da praia. Os banhistas costumam temê-lo, pois eles provocam queimaduras na pele.
A água-viva, bem como as caravelas, os corais, as hidras e as actínias são cnidários.
Todos os cnidários são aquáticos e vivem principalmente no mar, embora alguns possam ser encontrados também em água doce.
Cnidários (celenterados)
Os
cnidários podem apresentar-se sob duas formas: os pólipos e as medusas. → Pólipos: Têm o corpo cilíndrico e fixo; prendem-se às rochas pela parte inferior.
Para
se alimentarem, movimentam os tentáculos e prendem pequenos animais e algas que chegam até eles trazidos pela água. Exemplos: hidra, coral, actínia.
Cnidários (celenterados)
→ Medusas: Têm a forma de sino. Parecem-se com um guarda-chuva e não são fixas. Vivem flutuando nas ondas do mar. A caravela e a água-viva são exemplos de cnidários em forma de medusa.
Classificação
Tegumento
Possuem três camadas que constituem o corpo: epiderme (camada mais externa), mesogléia (camada gelatinosa que possui células nervosas formando um sistema nervoso difuso) e gastroderme (revestimento da cavidade gastrovascular). A mesogléia é muito mais desenvolvida nas medusas, que possui aspecto gelatinoso. Corpo dos Cnidários
O corpo dos cnidários possuem uma cavidade central, em volta da qual existem tecidos especializados para as diversas funções orgânicas. Essa cavidade tem apenas uma abertura, a boca. Por aí entram os alimentos, juntamente com a água e o oxigênio, e saem as substâncias não aproveitadas e o excesso de água.
Ao redor da boca existem tentáculos que servem para que o animal se movimentem e apanhe o seu alimento.
Corpo dos Cnidários
Corpo dos Cnidários
→ Sistema Nervoso:
Os celenterados nervoso difuso.
possuem
um
sistema
→ Digestão:
Os pólipos e as medusas apresentam boca,