Resenha de " Notícias de uma guerra particular"
O documentário “Notícias de uma guerra partícula”, dirigido por Katia Lund e João Moreira Salles, teve seu lançamento no ano de 1997. São 57 minutos de entrevistas e relatos que tem como tema central a guerra entre policias , traficantes e a relação dos moradores das favelas do Rio de Janeiro da década de 90.
Katia Lund (São Paulo , 1966) é diretora de cinema e roteirista brasileiro-estadunidense . Em sua carreira tem participações como co-diretora no filme “Cidade de Deus” e trabalhos com o famoso diretor Spike Lee. Lund começou a trabalhar na produção do documentário “ Notícias de uma guerra particular” em 1996. Com o sucesso do documentário sua carreira de cineasta avançou e ela participou de diversos outros filmes, documentários e clipes que retratam a realidade da favela.
João Moreira Sales ( Rio de Janeiro, 1962) é roteirista e diretor de cinema. É um dos fundadores da produtora VideoFilmes (1987). Ainda nesse ano produziu alguns filmes que ajudaram na retomada do cinema brasileiro. Estão em seu currículo produções como: “China, O Império do Centro” e o roteiro do documentário "Krajcberg, o Poeta dos Vestígios".
“Notícias de uma guerra particular” retrata a relação que envolve os policias, os moradores e os traficantes das favelas cariocas. Os relatos apresentados pelo documentário mostram as versões que esta guerra tem. Em um primeiro momento podemos ver imagens de queima de entorpecentes. De acordo com o documentário a venda e tráfico de drogas é a grande responsável pelo aumento do número de homicídios no Rio de Janeiro na década de 90. Os números da Policia Carioca informam que nos anos 90 o número de pessoas que o tráfico de droga empregava atingiam 100 mil. Apesar de nem todas os traficantes de entorpecentes morarem em favela a repressão do governo se concentra nos