Resenha do documentário: Notícias De Uma Guerra Particular.
Notícias de uma Guerra Particular é um documentário brasileiro de 1999, produzido pelo cineasta João Moreira Salles e pela produtora Kátia Lund, fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, que através do morro Dona Marta fala sobre os problemas sociais causados pelo tráfico de drogas no estado do Rio de Janeiro mostrando o ponto de vista das pessoas mais atingidas nesse conflito: o traficante, o policial e o morador da favela.
O documentário mostra acontecimentos de extrema crueldade e violência que eles presenciam quase todos os dias, também mostra que os confrontos entre polícia e traficantes infelizmente são muito frequentes. A discriminação é outro ponto forte do documentário, tendo em vista que o morador do morro é visto pela sociedade como um possível marginal. Por isso, é tirado dele a mesma oportunidade dos outros, fazendo então, que ele entre para a vida do tráfico. No final do documentário, dois enterros, o de um policial e de um bandido são mostrados, com parentes e conhecidos comovidos pedindo justiça e um fim para essa guerra.
Os diretores fazem questão de ouvir, e dá importância a visão do mundo pela população excluída, não por acha-la correta, mas por ser a menos ouvida, o que é de extrema importância para que haja um retratação equilibrada de ambas as parte, tanto do policial, quanto do traficante e dos moradores. E com isso, através do diálogo do documentário com o expectador, percebe-se que a conclusão sobre essa guerra fica em aberto para que o público interprete o problema social relatado com suas próprias ideias.
Na minha opinião o confronto entre a polícia e os traficantes é inútil, e enquanto não forem feitas mudanças na sociedade brasileira muitos policiais, traficantes e moradores de favelas ainda vão morrer. Pois o documentário deixa bem claro que a falta do conhecimento e de participação na sociedade, são grandes motivos para o desvio social.