Resenha crítica
Comunicação Social – Jornalismo - 2º período.
Disciplina: Comunicação Comparada.
Formador: Carlos Golembiewski.
Acadêmico: Douglas Tedesco dos Santos.
RESENHA sobre o documentário “Notícias de uma Guerra Particular”
O chocante documentário produzido em 1999, e dirigido por Kátia Lund e João Moreira Salles, este último irmão do bem conceituado Walter Salles, traz á tona e nuamente uma favela que o “lado belo” da sociedade não vê.
Todos sabemos que existe o morro, seus traficantes, suas crianças já tão pequenas e bandidas, suas mulheres sofridas e um futuro quase igual a maioria, no entanto a obra vai além, adentra no âmago da questão... Não solucionando-a, não acusando lados, mas retratando a visão de um morador do morro, por seus olhos e conflitos.
Já é de costume João Salles fazer documentários sob a ótica dos excluídos, e ao fazer este tocou numa ferida exposta que a sociedade dita civilizada finge ignorar. Para filmar Notícias de uma guerra particular, João subiu o morro e se aproximou de Márcio Amaro de Oliveira, um falante chefe do tráfico, garoto como milhares de outros dos morros cariocas, que sonhou um dia ser modelo e desenhista. Marcinho VP é um foragido da Justiça, condenado a 42 anos de prisão, acusado de vários assassinatos. Durante um ano João Moreira Salles freqüentou o Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, para viver como vive um morador do local, e lá pôde entrevistar e saber de pontos até desconhecidos do submundo que o documentário trata: linguagem própria, todo um esquema de horário e respeito quanto aos traficantes e seus chefes, pois são eles quem mandam nas favelas. Assim como cada cidade tem seu prefeito, num universo bem particular e diferente como é o dos morros, os ‘cabeças’ do tráfico quem administram o local. É explicitamente visível que existem dois grandes inimigos ao tráfico, as gangues opostas e o BOPE, pois o primeiro pretende tomar toda situação para o bem