Análise de jornal
Disciplina: Comunicação Comparada
Professor: Luís Adriano
Turma: 0901-Jornalismo-6º Data: 28-11-11
Análise Morfológica e de Conteúdo do Diário de Pernambuco – “Vida Urbana” – N2
Caruaru, 2011
Relatório
Vivemos hoje em uma sociedade em que todo tipo de informação chega até nós de forma rápida e diversa. Obviamente não podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo e nem temos como acompanhar ao vivo fatos que acontecem em diferentes lugares, por isso as teorias do jornalismo nos mostram como é possível, através da mídia, “montar” esse quebra-cabeça do cotidiano, compreendendo a maneira com que mediam e selecionam os fatos.
A capacidade de comparação dos mais diversos meios de comunicação nos conduz a um caminho para a cidadania, a democracia, a melhor informação e a consequente transformação de nossa realidade. Este trabalho é um estudo feito à disciplina de Comunicação Comparada e é um estudo de natureza qualitativa e quantitativa para analisar as notícias veiculadas nos Jornais Impressos. Ficamos por analisar o Diário de Pernambuco.
Segundo Pedrinho Guareschi (1991):
[...] os meios de comunicação se tornam o meio e o espaço privilegiado onde a cultura é criada, fortificada, reproduzida e retransmitida, dum lado; como podem se tornar paradoxalmente o espaço e o meio onde essa cultura é negada, descaracterizada, transformada e dominada para servir a outros interesses que não são os do próprio povo. (GUARESCHI, 1991, p.18)
A capacidade de comparação dos mais diversos meios de comunicação nos conduz a um caminho para a cidadania, a democracia, a melhor informação e a consequente transformação de nossa realidade
O veículo estudado foi o Diário de Pernambuco, de veiculação diária. O que foi analisado no jornal foi a parte de Vida Urbana que trata de assuntos do cotidiano de quem vive em Pernambuco, onde este caderno aborda principalmente as questões de interesse público: como anda a saúde, violência,